Você está em / Qualidade da água
Análises da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
Todos os sistemas de abastecimento coletivos de água, públicos ou privados, deverão cumprir as regras do decreto Decreto nº 5.440. O mesmo estabelece normas e prazos para que o consumidor receba informações quanto à qualidade da água que chega em sua casa.

Controle de Qualidade da Água.

A água, para que possa ser consumida, sem apresentar riscos à saúde, ou seja, tornar-se potável, tem que ser tratada, limpa e descontaminada. Esse processo de tratamento requer investimento de grandes cifras para construir estações de tratamento e aquisição dos insumos necessários para purificá-la.

É de vital importância para a saúde pública que a comunidade conte com um abastecimento seguro que satisfaça as necessidades domésticas tais como o consumo, a preparação de alimentos e a higiene pessoal. Para alcançar este propósito devem ser cumpridas uma série de normas de qualidade (física, química e microbiológica), de tal maneira que a água esteja livre de organismos capazes de originar enfermidades e de qualquer mineral ou substância orgânica que possa prejudicar a saúde.

A SANEFRAI mantém captação em manancial superficial – Rio Mansinho – responsável por 30% do volume total de água produzido. Os 70% restantes são buscados em mananciais subterrâneos. A preservação destes mananciais, como forma de garantir o abastecimento, é uma prioridade da SANEFRAI e deve ser compartilhada com toda a comunidade, pois a qualidade dos recursos hídricos é fundamental para o equilíbrio ambiental.

O tratamento da água é efetuado é através de Filtros Russos ou Clarificadores de Contato, os quais são utilizados para a clarificação de águas de pouca turbidez e baixo conteúdo mineral. O processo de tratamento passa pelas seguintes etapas:

Coagulação: Adição de sulfato de alumínio à água bruta com o objetivo de desestabilizar as partículas em suspensão (impurezas), propiciando condições para a posterior aproximação das mesmas.

Floculação: Ocorre no próprio meio filtrante, através da agregação das partículas desestabilizadas na etapa de coagulação, resultando na formação de flocos, com tamanho e peso adequados para sua retenção nas camadas dos filtros. ​Filtração: consiste na retenção dos flocos, através da passagem da água pelas subcamadas dos filtros.

Desinfeção: Eliminação dos microrganismos patogênicos presentes na água em tratamento, através da adição do agente desinfetante hipoclorito, derivado do cloro.

Fluoretação: Adição de flúor à água, como medida de saúde pública, com o objetivo de prevenir a ocorrência de cáries dentárias.

A SANEFRAI realiza um controle permanente da água produzida na ETA. Esse monitoramento é realizado por meio de análises em laboratório com amostras coletadas em todas as etapas do processo de tratamento, a cada hora.

Além destes controles, a Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde exige que monitoramentos freqüentes também sejam realizados em pontos estratégicos da rede de distribuição, para garantir a qualidade da água que é fornecida aos usuários. Em Fraiburgo, são efetuadas análises em 33 pontos de coleta mensalmente na rede de distribuição. Todos estes mecanismos de controle garantem que a água tenha sempre perfeitas condições de potabilidade.

A SANEFRAI cumpre criteriosamente ao Anexo XX da  Portaria de Consolidação Nº 5/2017 do Ministério da Saúde (alterado pela PORTARIA GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021) que estabelece os procedimentos e normas relativos ao controle e vigilância da qualidade da água destinada ao consumo humano e seu padrão de potabilidade.

A SANEFRAI realiza aproximadamente 3.300 análises por mês entre saída do sistema de tratamento e sistema de distribuição (reservatórios de água e rede de distribuição), para os parâmetros pH, Turbidez, Cor aparente, Cloro residual Livre, Fluoreto, Coliformes totais, Coliformes termotolerantes e Bactérias heterotróficas, além de todos os outros parâmetros listados, com a freqüência e quantidade estabelecidos, na legislação em vigor, que estabelece os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Resultado das análises
PARÂMETROS ANALISADOS DA ÁGUA

• Cloro Residual  - O Cloro é um agente bactericida. É adicionado durante o tratamento com o objetivo de eliminar bactérias e outros microrganismos que podem estar presentes na água.

• Turbidez - Turbidez é a medição da resistência da água à passagem da luz. É provocada pela presença de material fino (partículas) em suspensão (flutuando/dispersas) na água. A turbidez é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto.

• Cor - A Cor é uma medida que indica a presença na água de substâncias dissolvidas, ou finamente divididas (material em estado coloidal). Assim como a turbidez, a cor é um parâmetro estético de aceitação ou rejeição do produto.

• pH -pH é uma media que estabelece a condição ácida ou alcalina de uma água. É um parâmetro de caráter operacional que deve ser acompanhado para otimizar os processos de tratamento e preservar contra corrosões ou entupimentos as tubulações do sistema de distribuição. É um parâmetro que não tem risco sanitário associado diretamente à sua medida.

• Flúor -  O flúor é um elemento adicionado à água de abastecimento, durante o tratamento, devido à sua comprovada eficácia na proteção dos dentes contra a cárie.

• Coliformes Totais  - Reúne um grande número de bactérias e  constituem um grupo de organismos com características comuns  e a sua presença guarda relação com bactérias patogências e outros vírus, por isso são indicadores de contaminação.

O resultado das análises de coliformes totais é indicada pela ausência ou presença em 100ml da amostra. O resultado deve apresentar ausência em 100ml por amostra.

• Coliformes Fecais ou Termotolerantes (Eschrichia coli) - Pertencem a esse subgrupo os microorganismos que aparecem exclusivamente no trato intestinal dos animais de sangue quente, de origem exclusivamente fecal e que dificilmente se multiplica fora do trato intestinal. É utilizado como indicador de poluição e contaminação das águas devido as suas características.

• Bactérias Heterotróficas -  Indicador da qualidade da água potável, sendo que os microrganismos são detectados por propagação em meios não-seletivos. Indica as condições sanitárias da eficiência das diversas etapas do tratamento da água.

Informações Importantes: O tratamento efetuado pela SANEFRAI para a água fornecida aos usuários, atende integralmente ao exigido pelo Ministério da Saúde, estando isenta de possíveis contaminações por meio dos parâmetros microbiológicos citados acima, são realizadas análises diárias, com intuito de monitorar e garantir desta forma, a qualidade da água fornecida para com isso prezar pela saúde da população.

Informações Importantes: Ressaltamos que a coloração esbranquiçada na água, que ocorre ocasionalmente, é devido a pressão exercida dentro das tubulações, esta pressão faz com que o ar atmosférico permaneça aprisionado na água na forma de pequenas bolhas. Quando abrimos as torneiras e liberamos a pressão, estas bolhas começam a se desprender  da água, dando-lhe o aspecto de estar "branca". Mantenha a água parada por uns alguns segundos e logo ela ficará incolor.